AO VIVO
Menu
Busca quarta, 08 de dezembro de 2021
Busca
Brasília
26ºmax
19ºmin
Correios Celular - Mobile
Geral

Campanha arrecada lacres para doar cadeiras de rodas

Para se comprar um equipamento é preciso 352.800 lacres

15 setembro 2020 - 17h25Por Isabella López

O cadeirante Ronaldo Denardo Pinto da Silva, o Denardo Cadeirante, de Santo André, vem desenvolvendo a campanha “Lacra no Lacre”, que realiza doações de cadeiras de rodas e fraldas geriátricas, por meio da venda de lacres de latinhas e tampas de plástico. Os equipamentos e fraldas são entregues àqueles que não têm condições de comprar.

Além de ajudar pessoas necessitadas, a campanha tem um importante viés ambiental, pois possibilita a reciclagem de materiais que, se não forem tratados, têm grande potencial de poluir o meio ambiente. A missão da campanha, apesar de nobre, não é fácil, pois, as pessoas nem sempre têm o hábito de recolher e guardar os lacres e tampas plásticas (sendo de qualquer recipiente, inclusive tampas de remédios).

O engajamento das pessoas é muito importante, uma vez que, para se comprar uma cadeira de rodas é preciso 352.800 lacres, ou seja, 140 garrafas pet de 2 litros cheias. Veja na ilustração abaixo o processo realizado pela Ação Cristã Comunitária do Brasil, entidade que operacionaliza a campanha, criada por Denardo Cadeirante.

Como funciona a arrecadação da campanha

Para contribuir com a Campanha “Lacra no Lacre”, você deve juntar os lacres e tampinhas e levá-los até os pontos de entrega. É possível também se tornar um “ECOponto”. Para isso, basta entrar no site da campanha e manifestar seu desejo de arrecadar doações. Logo, será providenciado tudo o que precisa e, inclusive, serão feitas retiradas quando houver uma boa quantidade acumulada.

Acidente
Há 23 anos, Denardo Cadeirante, atual pré-candidato a vereador, sofreu um acidente de carro que provocou uma lesão na medula, em razão de uma fratura na coluna cervical. Ainda hoje, sofre com as sequelas e sua cadeira de rodas é sua única forma de locomoção. Depois de toda a mudança que aconteceu em sua vida, Denardo criou a campanha “Lacra no Lacre”.

Cadeirante atua há dez anos como voluntário na Organização Não-Governamental (ONG) Associação para Valorização para Pessoas com Deficiência (Avape), na qual exerceu diversos tipos de trabalhos em prol de pessoas com deficiência. Já publicou os livros “Andando Sem Poder Andar” e “Latitude de Klare”, foi colunista da Revista Sentidos, trabalhou durante oito anos na televisão e também teve uma produtora de vídeos.

O Diário Popular IPTV apoia essa campanha. Faça parte você também!

*Atualizado em 15 de setembro de 2020 às 17h15