AO VIVO
Menu
Busca sexta, 23 de julho de 2021
Busca
Brasília
25ºmax
13ºmin
Correios Celular - Mobile
Educação

Seminário Internacional Direito Tecnologia e Soft Skills

O evento online ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro

03 outubro 2020 - 16h15Por Sandra Capomaccio

Será realizado no final de outubro (dias 29, 30 e 31) o 1º Simpósio Internacional Direito, Tecnologia e Soft Skills, totalmente online. Entre os temas que serão discutidos está a era da informação. Como o direito está inserido nesse cenário e qual a previsão para o futuro? Essas são pelo menos duas questões entre tantas que devem ser respondidas. Com um cenário interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar em que vivemos como que diversos profissionais, especialmente do ramo do direito, precisam adaptar conhecimentos e habilidades para atuar com competência e efetividade no ciberespaço.

Cada vez mais o aluno precisa estar preparado para o que vai encontrar no mercado de trabalho como: a relevância social  do conceito transdiciplinar. Os processos de formação e de qualificação estão diretamente vinculados à maneira como o profissional interage e com as demandas sociais, por isso a importância de uma metodologia do aprendizado prático. 

O 1º Simpósio Internacional Direito, Tecnologia e Soft Skill tem o objetivo de transmitir conhecimento de ferramentas, métricas, diretivas nacionais e estrangeiras primordiais para tomada de decisão com ações estratégicas, soluções criativas e inovadoras, contemporâneas e competitivas.

Participam palestrantes renomados das mais altas esferas públicas e privadas com conhecimento nas áres do direito, da tecnologia e de soft skills

O evento é coordenado pelo advogado e professor livre docente da PUC/SP, Márcio Pugliese; pelo  Juiz de Direito Titular da 2a Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital São Paulo/SP, João Mário Estevam da Silva,  estudioso do tema Soft Skills e o advogado doutor Marcelino Matsuda,  Coordenador de cursos de graduação em direito e avaliador do MEC para criação de novas Instituições de Ensino Superior. 

Entre as presenças confirmadas estão: o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin; Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça;  Luiz Flávio Borges D´urso, advogado criminalista, mestre e doutor em direito penal pela USP, ex-presidente da OAB/SP;  Walter Godoy dos Santos Junior, doutor e Mestre em Direito pela USP, Juiz de Direito do TJ/SP, Juiz auxiliar da Presidência do CNJ; entre outros. 

Entre os convidados internacionais estão: o norte-americano, James E. McMillan, Consultor de Tecnologia do Tribunal Principal, e professor sênior do Instituto de Gestão de Tribunais;  Elisa Samuel Boerekamp,  Magistrada e Directora do Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) - República de Moçambique;  Eduardo Vera Cruz Pinto, prof. catedrático da Universidade de Lisboa - Portugal, Presidente do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço; Manuel David Rodrigues Massero, prof. adjunto do IPBeja - Instituto Politécnico de Beja - Portugal; entre outros. 

Apesar do 1º Simpósio Internacional Direito, Tecnologia e Soft Skill, ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro, apesar de ser online é preciso fazer a inscrição previamente no link:

 

SOFT SKILLS

A tradução do termo hard skills vem fácil: são habilidades técnicas que você pode aprender e facilmente mensuráveis, como fluência em um idioma ou domínio de uma ferramenta. Já o termo soft skills sofre com uma transição menos orgânica: não são habilidades “suaves” ou “leves”, mas aquelas que lidam com a relação e interação com outros.  Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média. 

Soft skills em alta no mercado

  • Colaboração: saber trabalhar bem em grupo
  • Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças
  • Trabalhar sob pressão: gerenciar estresse sem perder o foco
  • Comunicação eficaz: ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara
  • Orientação para resultados: atingir o resultado final da maneira mais eficaz possível
  • Liderança de equipe: saber como motivar e engajar grupos