AO VIVO
Menu
Busca segunda, 02 de agosto de 2021
Busca
Brasília
26ºmax
12ºmin
Correios Celular - Mobile
Saúde

Fundação Pró-Sangue registra queda e opera com 35% do estoque

Alguns tipos sanguíneos tem reserva para menos de um dia

06 setembro 2020 - 12h44Por Jennifer Vargas

A situação está preocupante para os bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue. Com doações em queda e estoque baixo, a instituição tem operado com apenas 35% das bolsas necessárias para dar atendimento as mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo.

O estado mais crítico atualmente é para os tipos sanguíneos O+, O-, A- e B-, que possuem abastecimento para menos de um dia. Já o sangue do tipo B+ está crítico, mas suficiente para um dia, enquanto o A+ está também em alerta, disponível para 2 dias.

  

A diminuição pode ter sido acarretada não só pela pandemia do Covid-19, mas também pelo registro de baixas temperaturas nas últimas semanas. A expectativa é que a população aproveite o feriado da Independência do Brasil para realizar novas doações.

Representantes da Fundação ressaltam que diversas medidas cautelares foram adotadas para que os processos continuem seguros e sem oferecer quaisquer riscos aos doadores.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

O agendamento é simples e pode ser feito através do site da Fundação. para mais informações ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).